quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ser o Chefe



Ser Chefe não é apenas distribuir e orientar o trabalho dos seus colaboradores, não senhor, é muito mais.

O Chefe tem de ter as competências necessárias para ser psicólogo de turno, orientador sentimental, conselheiro jurídico, etc., etc. Isto é, tem de ser capaz de dar resposta a todas as necessidades dos seus colaboradores de modo a que eles mantenham o equilíbrio profissional e humano necessário ao bom desempenho das suas funções.

O Chefe tem de saber dar reforços motivacionais, positivos e ás vezes negativos, tem de ser sensível a determinados parâmetros e completamente indiferente a outros, tem de manter a sua autoridade sem ser ostensivamente autoritário.

Este é o verdadeiro Chefe, aquele que consegue que os seus colaboradores façam o que ele quer, convictos que são eles próprios que o querem fazer e que não há outro modo de resolver ou fazer a tarefa em causa.

É claro que há problemas e dificuldades nesta postura, mas serão abordadas noutros posts, de acordo com a sua natureza, Para já ficamos assim.

3 comentários:

  1. Oh Chefe...esse tipo de chefe não existe!
    Em que mundo vives tu??? Hum....hum????
    Até parece que não és Chefe....tze tze...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, signfica que consigo executar a metodologia apresentada de forma exemplar, sem se notar. Espertinha, sim senhor, continua a alimentar-me o ego, vais no bom caminho.

    ResponderEliminar
  3. Sr. Chefe....tem lá um desafio! Vai lá usted, ou mando por fax???? heheheh

    ResponderEliminar